Os Jogos Olímpicos acabaram, mas ficamos com muitos ensinamentos: a importância da saúde mental, a necessidade do espírito esportivo, importância do investimento no esporte, respeito aos animais, persistência dos atletas em especial os brasileiros, o quanto de fato o esporte é agente transformados na construção do ser humano.
A importância da nossa mente foi destaque em diversos esportes, ficou muito claro que ela pode ti alavancar ou ti sabotar. O fator idade foi deixado de lado, no nosso quadro olímpico temos medalha de prata no skate da atleta Rayssa Leal de apenas 12 anos, já na nossa seleção feminina de futebol temos a atleta Formiga com 43 anos, atingiu a marca histórica de participações em Olimpíadas, provando que a idade é apenas uma limitação que você põe na sua mente.
A vontade está acima das habilidades, com vontade você aprende e desenvolve toda e qualquer habilidade, supera medos e limitações . As pessoas que dão o seu melhor a cada dia jamais se arrependerão.
Confie em você, tenha garra e ambição, assim como os atletas olímpicos. Reflita sobre sua vida, acredite e lute por seus sonhos, busque os melhores resultados, caia e levante, treine por anos com afinco, tenha comprometimento, se dedique com constância; e o mais importante: curta a jornada!